sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


Competências Essenciais ao Longo da Vida

O Quadro de Referência Europeu (2006) sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, permite que todos os Estados Membros da União Europeia, tenham uma referência para o caminho que devem seguir na educação e para todos os cidadãos jovens e adultos. Com as metas educativas a alcançar os sistemas educativos autorregulando-se, aferem melhor o estado da educação e assim conseguirão perspetivar qual a melhor mudança para a inovação, acompanhando desta forma a evolução da sociedade.

Hargreaves, (2003, p.37) defende que “A sociedade do conhecimento é uma sociedade da aprendizagem. O sucesso económico e uma cultura de inovação contínua dependem da capacidade dos trabalhadores para continuarem a aprender por si próprios e uns com os outros. Uma economia baseada no conhecimento não funciona no poder das máquinas, mas sim no dos cérebros - o poder de pensar, de aprender, de inovar.”

Proporcionar saber a cada ser humano na sua plenitude, visa sobretudo aquisição de  competências na sua inter-relação e complementaridade. A sociedade atual exige sistemas educativos que dinamizem This will be achieved by all citizens acquiring transversal kecompetencies: learning-to-learn and communication skills, a sense of initiative and entrepa aprendizagem de aprender, sustentadas em habilidades de comunicação, onde esteja presente a promoção do espírito de iniciativa e empreendedorismo, tal comodigital competence including media literacy, cultural awareness and cultural expression. competências digitais incluindo a literacia mediática, não esquecendo o “belo” da consciência e expressão cultural.

O quadro de referência estabelece oito competências essenciais: 1) Comunicação na língua materna; 2)comunicação em línguas estrangeiras; 3) Competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologia; 4)Competência digital; 5)Aprender a aprender; 6) Competências sociais e cívicas; 7)Espírito de iniciativa e espírito empresarial e 8) Sensibilidade e expressão culturais. 

Todas estas competências essenciais visam essencialmente a integração do jovem no mundo do trabalho, e ao mesmo tempo constituem uma base para a aprendizagem futura. Cada cidadão deverá atualizar as suas aprendizagens ao longo da vida para acompanhar a constante mudança e as inovações da nossa sociedade.

“Muitas destas competências sobrepõem-se e estão interligadas: aspetos que são essenciais num determinado domínio favorecem a competência noutro domínio. Possuir as competências básicas fundamentais da língua, da literacia, da numeracia e das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é uma condição essencial para aprender, e aprender a aprender está na base de todas as atividades de aprendizagem” 1

Apesar da importância relevante de todas as competências, a competência digital implica uma compreensão do potencial das TSI (Tecnologias da Sociedade da Informação) para apoiar a criatividade e a inovação. Desta forma, a literacia digital contribui para a apreensão e apropriação do conhecimento, dando azo ao desenvolvimento da sociedade do conhecimento. Constata-se deste modo que não basta saber apenas utilizar as ferramentas digitais, é necessário sobretudo saber direcioná-la para as várias áreas do conhecimento.

Por sua vez o Jornal Oficial da União Europeia (2006) das aptidões necessárias numeram-se, a capacidade de investigar, coligir e processar informação e usá-la de forma crítica e sistemática, avaliando a pertinência, distinguindo o real do virtual, reconhecendo as ligações. Os indivíduos devem ser capazes de utilizar as ferramentas para produzir, apresentar e compreender informações complexas, e de aceder, pesquisar e usar serviços baseados na Internet. Deverão também ser capazes de usar as TSI para apoiar o pensamento crítico, a criatividade e a inovação" (p. 16).

 
Desta forma podemos inferir que a utilização das TSI exige uma atitude crítica e refletida em reação à informação disponível e o uso responsável dos meios interativos. “Esta competência também sai reforçada quando o indivíduo manifesta interesse em participar em comunidades e redes para fins culturais, sociais e/ou profissionais.”

Referências Biblgraficas

Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida- Quadro de Referência Europeu, in: http://ec.europa.eu/dgs /education_cultur/publ/pdf/ll-learning/keycomp_pt.pdf (recuperado em  14/12/2013

1 - DG Educação e cultura. Competências Essenciais para a Aprendizagem ao longo da vida. Quadro de Referência Europeu. (p.3)

Hargreaves, A. (2003). O Ensino na sociedade do conhecimento. Porto. Porto editora.

Jornal Oficial das Comunidades Europeias (2006/L394). Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida — quadro de referência europeu. (Recurso disponibilizado no espaço da UC)

 

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