Competências
Essenciais ao Longo da Vida
O Quadro de Referência Europeu (2006) sobre as
competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, permite que todos
os Estados Membros da União Europeia, tenham uma referência para o caminho que
devem seguir na educação e para todos os cidadãos jovens e adultos. Com as
metas educativas a alcançar os sistemas educativos autorregulando-se, aferem
melhor o estado da educação e assim conseguirão perspetivar qual a melhor
mudança para a inovação, acompanhando desta forma a evolução da sociedade.
Hargreaves, (2003, p.37) defende que “A sociedade do
conhecimento é uma sociedade da aprendizagem. O sucesso económico e uma cultura
de inovação contínua dependem da capacidade dos trabalhadores para continuarem
a aprender por si próprios e uns com os outros. Uma economia baseada no
conhecimento não funciona no poder das máquinas, mas sim no dos cérebros - o
poder de pensar, de aprender, de inovar.”
Proporcionar saber a cada ser humano na sua plenitude,
visa sobretudo aquisição de competências
na sua inter-relação e complementaridade. A sociedade atual exige sistemas educativos que dinamizem a aprendizagem de aprender, sustentadas
em habilidades de comunicação, onde esteja presente a promoção do espírito de
iniciativa e empreendedorismo, tal como competências digitais incluindo a literacia mediática, não
esquecendo o “belo” da consciência e expressão cultural.
O quadro de referência estabelece oito competências
essenciais: 1) Comunicação na língua materna; 2)comunicação em línguas
estrangeiras; 3) Competência matemática e competências básicas em ciências e
tecnologia; 4)Competência digital; 5)Aprender a aprender; 6) Competências
sociais e cívicas; 7)Espírito de iniciativa e espírito empresarial e 8)
Sensibilidade e expressão culturais.
Todas estas competências essenciais visam essencialmente
a integração do jovem no mundo do trabalho, e ao mesmo tempo constituem uma
base para a aprendizagem futura. Cada cidadão deverá atualizar as suas
aprendizagens ao longo da vida para acompanhar a constante mudança e as
inovações da nossa sociedade.
“Muitas destas competências sobrepõem-se e estão
interligadas: aspetos que são essenciais num determinado domínio favorecem a
competência noutro domínio. Possuir as competências básicas fundamentais da
língua, da literacia, da numeracia e das tecnologias da informação e da
comunicação (TIC) é uma condição essencial para aprender, e aprender a aprender
está na base de todas as atividades de aprendizagem” 1
Apesar da importância relevante de todas as competências,
a competência digital implica uma compreensão do potencial das TSI (Tecnologias
da Sociedade da Informação) para apoiar a criatividade e a inovação. Desta forma,
a literacia digital contribui para a apreensão e apropriação do conhecimento,
dando azo ao desenvolvimento da sociedade do conhecimento. Constata-se deste
modo que não basta saber apenas utilizar as ferramentas digitais, é necessário
sobretudo saber direcioná-la para as várias áreas do conhecimento.
Por sua vez o Jornal Oficial da União Europeia (2006) das
aptidões necessárias numeram-se, a capacidade de investigar, coligir e
processar informação e usá-la de forma crítica e sistemática, avaliando a
pertinência, distinguindo o real do virtual, reconhecendo as ligações. Os
indivíduos devem ser capazes de utilizar as ferramentas para produzir,
apresentar e compreender informações complexas, e de aceder, pesquisar e usar
serviços baseados na Internet. Deverão também ser capazes de usar as TSI para
apoiar o pensamento crítico, a criatividade e a inovação" (p. 16).
Desta forma podemos inferir que a utilização das TSI
exige uma atitude crítica e refletida em reação à informação disponível e o uso
responsável dos meios interativos. “Esta competência também sai reforçada
quando o indivíduo manifesta interesse em participar em comunidades e redes
para fins culturais, sociais e/ou profissionais.”
Referências Biblgraficas
Competências Essenciais para a Aprendizagem ao
Longo da Vida- Quadro de Referência Europeu, in: http://ec.europa.eu/dgs
/education_cultur/publ/pdf/ll-learning/keycomp_pt.pdf (recuperado em 14/12/2013
1 - DG Educação e cultura. Competências Essenciais
para a Aprendizagem ao longo da vida. Quadro de Referência Europeu. (p.3)
Hargreaves, A. (2003). O Ensino na sociedade do
conhecimento. Porto. Porto editora.
Jornal Oficial das Comunidades Europeias (2006/L394). Competências
essenciais para a aprendizagem ao longo da vida — quadro de referência europeu.
(Recurso disponibilizado no espaço da UC)
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